Rita Lee nascimento 31/12/1947

Paulistana descendente de americanos e italianos, estudou piano clássico com a professora Magdalena Tagliaferro mas logo abandonou a música erudita, passando a tocar bateria em festas do colégio durante a adolescência. Mais tarde aprendeu a tocar baixo, criou um conjunto vocal feminino e, em meados dos anos 60 conheceu os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, com quem formou um dos grupos mais importantes para o rock brasileiro, Os Mutantes.

Lançou um disco solo em 1970 ("Build Up"), mas permaneceu com Os Mutantes até o fim de 1972, quando se desligou permanentemente do grupo. Seguiu-se um período de reclusão, do qual saiu com a banda Tutti-Frutti, que gravou sucessos como "Ovelha Negra", "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Miss Brasil 2000" e "Jardins da Babilônia". Em 1976, cumpriu um ano de prisão domiciliar por porte de maconha, gravando em seguida o compacto "Doce de Pimenta" com Elis Regina e participando da turnê e do disco "Refestança" com Gilberto Gil.

Depois de complicações com suas bandas passou a gravar com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho, e da união saíram grandes hits, como "Mania de Você" (79), "Lança Perfume" (80, "Saúde" (81), "Flagra" (82), "On The Rocks" (83), que apresentavam outra faceta da compositora Rita Lee, destacando-se ora como boa "popeira" ora como boa baladeira. Na década de 80 rumores sobre sua saúde abalaram a carreira da cantora, e problemas pessoais a mantiveram afastada dos palcos por algum tempo.

Voltou à cena em 1985 com "Rita e Roberto" e dois anos depois "Flerte Fatal" não foi bem-aceito pela crítica, o que desencadeou uma crise na dupla. Passou um tempo trabalhando em cinema e televisão, como atriz e apresentadora. Em 1990 teve ótima vendagem com seu CD "Bossa'n'Roll", acústico. Cinco anos depois fez o show de abertura dos Rolling Stones no Brasil. Em 1997 foi a homenageada do prêmio Sharp de música e lançou outros discos no fim da década de 90, excursionando por todo o Brasil. Outros de seus sucessos foram "Mamãe Natureza", "Menino Bonito", "Ando Jururú", "Arrombou a festa", "Baila Comigo", "Chega Mais", Cor-de-rosa Choque", "Desculpe o Auê", "Caso Sério", "Bwana" e "Orra Meu".

Em 1998 gravam o platinado "Acústico MTV", onde além de nova releitura de seus maiores sucessos, conta também com convidados especiais como Milton Nascimento, Titãs, Paula Toller e Cássia Eller. E em 2000, volta ao bom e velho rock'n'roll, lançando "3001", produzido por Roberto de Carvalho, que em novembro de 2001 é contemplado com o Grammy Latino na categoria "melhor disco de rock". Em janeiro de 2002, estreou a turnê do show "Yê Yê Yê de Bamba", baseada no disco "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar", um disco de releituras bem autênticas de canções dos Beatles. A turnê percorreu todo o Brasil e alguns países da América Latina com grande sucesso.

Em outubro de 2003, Rita Lee lança 'Balacobaco'. O disco, produzido por Roberto de Carvalho, é composto por 11 faixas inéditas incluindo "Amor e Sexo", um hit radifônico, parceria da cantora com Roberto de Carvalho, e com o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Depois do bem-sucedido “Balacobaco”, Rita lança “MTV ao vivo”, com Roberto de Carvalho, assinando a produção e arranjos, além de sua presença nas guitarras e no vocal durante o show. Gravado em São Paulo, em agosto de 2004, pela EMI Music, o disco conta ainda com a presença de Pitty e Zélia Duncan, além de uma regravação de “Lucy In The Sky With Diamonds” e uma versão de “I Wanna Be Sedated” (“Eu quero ser sedado”), dos Ramones.

Discografia

Discos de carreira
MTV AO VIVO

MTV AO VIVO

EMI Music - 2004
 
BALACOBACO

BALACOBACO

Som Livre - 2003
 
AQUI, ALI, EM QUALQUER LUGAR

AQUI, ALI, EM QUALQUER LUGAR

Abril Music - 2001
 
3001

3001

Universal Music - 2000
 
ACÚSTICO RITA LEE

ACÚSTICO RITA LEE

Polygram - 1998
 
SANTA RITA DE SAMPA

SANTA RITA DE SAMPA

Polygram - 1997
 
A MARCA DA ZORRA

A MARCA DA ZORRA

Som Livre - 1995
 
RITA LEE

RITA LEE

Som Livre - 1993
 
RITA LEE EM BOSSA'N ROLL AO VIVO

RITA LEE EM BOSSA'N ROLL AO VIVO

Som Livre - 1991
 
RITA LEE & ROBERTO DE CARVALHO

RITA LEE & ROBERTO DE CARVALHO

EMI-Odeon - 1990
 
ZONA ZEN

ZONA ZEN

EMI-Odeon - 1988
 
RITA E ROBERTO

RITA E ROBERTO

Som Livre - 1985
 
RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO

RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO

Som Livre - 1982
 
SAÚDE

SAÚDE

Som Livre - 1981
 
RITA LEE

RITA LEE

Som Livre - 1980
 
RITA LEE

RITA LEE

Som Livre - 1979
 
ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE

ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE

Phonogram - 1974
 
BUILD UP

BUILD UP

Polydor - 1970
 
Extras
NOVELAS

NOVELAS

Som Livre - 2002
 
PEDRO E O LOBO

PEDRO E O LOBO

EMI-Odeon - 1990
 
HOLLYWOOD ROCK

HOLLYWOOD ROCK

Polydor - 1975
 
Coletâneas
Remixes
RITA RELEEDA

RITA RELEEDA

EMI Music - 2000
 
Tributos
ELES CANTAM RITA LEE

ELES CANTAM RITA LEE

GPA Music - 1996
 
Participações
TECNICOLOR - OS MUTANTES

TECNICOLOR - OS MUTANTES

Universal - 2000
 
JARDIM ELÉTRICO - OS MUTANTES

JARDIM ELÉTRICO - OS MUTANTES

Polydor - 1971
 
MUTANTES

MUTANTES

Polydor - 1969
 
OS MUTANTES

OS MUTANTES

Polydor - 1968
 
DVD
MTV AO VIVO

MTV AO VIVO

EMI Music - 2004
 
ACÚSTICO MTV

ACÚSTICO MTV

Universal Music - 1998
 
Livro
RITA LEE - VOL. 2 - SONGBOOK
RITA LEE - VOL. 1 - SONGBOOK
RITA LIRICA